quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Nelson Rossano

Nelson Ngungu Rossano (pseudónimo) é «um poeta “multi-híbrido” e “neo-africano-lusomestiço”, nascido em Portugal, porém nacional de Angola com raízes em Moçambique que remontam para a China», conforme nos conta.
«Sou o que alguns chamam de poeta, um continuador da poesia negra, tentando em minhas desobedientes palavras nas horas duvidosas dar alento aos sentimentos forçosos. Tento rasgar o tempo e descrevê-lo, dar voz aos que não tiveram voz, e em poesia percorrer lembranças minhas e não minhas, acalentando-me no puro gesto utopicamente mágico que me acontece, que me faz e constrói…»
Encontra-se a cursar Política Social no I.S.C.S.P – Universidade Técnica de Lisboa, e trabalha como recepcionista.
Participou, como actor, na curta-metragem “Cena Múltipla” de Francis Select. Foi um dos vencedores do Concurso “20 Poemas de Amor dos Jovens de Almada” em honra do poeta Pablo Neruda.
É citado na antologia Alma(da) Nossa Terra, de Ermelinda Toscano.
Foi o vencedor do VIII Prémio Literário Manuel Maria Barbosa du Bocage.

Sem comentários: